Island LAB Azorean Biodiversity Group

News & Events

Workshop de Avaliação da IUCN para elaboração da Lista Vermelha de Briófitos decorre até 18 de dezembro 2016 na FCUL, com organização conjunta do cE3c

Decorre na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) até este domingo, 18 de dezembro 2016, um workshop de avaliação da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para o desenvolvimento da Lista Vermelha Europeia de briófitos. Este workshop é organizado em colaboração com o cE3c e nele participam 12 especialistas convidados, entre os quais vários investigadores do cE3c.

A Lista Vermelha Europeia é uma revisão do estado de conservação das espécies europeias de acordo com os critérios regionais da IUCN. Esta lista identifica as espécies que se encontram ameaçadas de extinção ao nível europeu de forma a que possam ser tomadas medidas de conservação apropriadas.

Neste workshop, organizado através de um projeto financiado pelo programa LIFE e em colaboração com o cE3c, estão a ser avaliadas cerca de 200 espécies de briófitos que ocorrem sobretudo na região da Macaronésia e Península Ibérica. Participam 12 especialistas convidados, entre os quais os seguintes membros do cE3c: Manuela Sim-SimRosalina GabrielCecília SérgioCésar Garcia e Anabela Martins (colaboradora).

O desenvolvimento de uma Lista Vermelha Europeia para estas espécies vai permitir uma compreensão do seu risco de extinção e da sua distribuição na Europa, contribuindo também para orientar decisões políticas e ações de conservação. Estas novas avaliações vão complementar as Listas Vermelhas Europeias já existentes e dar uma imagem detalhada do estado da biodiversidade na Europa.

Others Articles